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Indústria européia de cruzeiros continuou a crescer em 2008
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Indústria européia de cruzeiros continuou a crescer em 2008

Quarto relatório "European Cruise Contribution”, do Conselho Europeu de Cruzeiros, destaca o crescimento do impacto econômico da indústria de cruzeiros na Europa: despesas diretas de 14,2 bilhões de euros (+10%), 311 mil funcionários (+11%), 21,7 milhões de visitantes em portos europeus (+15%), 4.4 milhões de cruzeiristas (+10%); com 1,2 milhão de passageiros transportados, 14 navios em atividade e outros três em fase final de construção, Costa Cruzeiros confirma posição de líder do setor no Velho Continente

Com 14 navios em atividade, outros três com entrega prevista para 2012, recorde de 1,2 milhão de passageiros transportados em 2008 e previsão de 1,5 milhão para 2010, a Costa Cruzeiros confirmou sua posição de companhia de cruzeiros número 1 na Europa. De acordo com os últimos dados do Conselho Europeu de Cruzeiros (ECC, sigla em inglês), a indústria de cruzeiros no Velho Continente ultrapassou as expectativas em termos de impacto nos empregos, criação de riqueza e no turismo receptivo em 2008.

A quarta edição do “European Cruise Contribution”, relatório do ECC, apresentado hoje em Roma, aponta gastos diretos de 14,2 bilhões de euros em 2008 (aumento de 10% em relação a 2007) entre companhias de cruzeiros, estaleiros e passageiros. Na Itália, país que mais contribui economicamente para a indústria de cruzeiros na Europa (30% do total), os gastos foram de 4,3 bilhões. A principal justificativa para os crescimentos registrados é o incremento no número de passageiros que embarcaram nos portos europeus em 2008: 4,7 milhões (+10%). Com 1,7 milhões de passageiros embarcados, os portos italianos são os mais utilizados. O número de passageiros em trânsito no continente chegou a 21,7 milhões (+14%). A Itália permanece sendo o destino de cruzeiros favorito da Europa, com 23% do movimento de passageiros, seguido por Grécia (20%), Espanha (17%) e França (8%).

A posição da Europa como líder mundial na concepção e construção de navios de cruzeiros também ajuda a impulsionar este crescimento: o relatório da ECC estima que, em 2008, a indústria global de cruzeiros tenha gasto cerca de 5,2 bilhões de euros na construção e manutenção de navios de cruzeiro na Europa, 1,5 bilhões na Itália, novamente o país com a maior fatia do bolo. O ano de 2008 também assistiu o crescimento no número de europeus fazendo cruzeiros de férias – 10%, 4,4 milhões. Outro incremento registrado foi no número de empregos da indústria de cruzeiros na Europa, aproximadamente 311 mil, 15% a mais do que em 2007.

Neste contexto de rápida expansão, a Costa Cruzeiros consolidou sua posição de maior grupo de turismo da Itália e empresa de cruzeiros número um da Europa. Em 2008, a companhia italiana transportou 1,2 milhão de passageiros (75% europeus), recorde histórico na Europa. Para 2010, a expectativa da Costa é de transportar 1,5 milhão de cruzeiristas. No ano passado, a Costa Crociere S.p.A. Group (que opera as marcas Costa Cruzeiros, AIDA Cruzeiros e Ibero Cruzeiros) teve um recorde de vendas da ordem de 2,35 bilhões de euros, 17% do que em 2007.

A frota da Costa Cruzeiros é a maior e mais moderna, com 14 navios (incluindo o Costa Luminosa e o Costa Pacifica), todos de bandeira italiana, com capacidade total para cerca de 36 mil passageiros. A companhia italiana tem o maior order book no mundo: cinco novos navios entre 2009 e 2012, todos encomendados à Fincantieri e em construção na Itália, com um investimento total de 2,4 bilhões de euros. Três dos novos navios se juntarão à frota em menos de 12 meses. O Costa Luminosa (92.600 toneladas e capacidade para 2.826 passageiros), entregue em 30 de abril, será seguido em 29 de maio pelo Costa Pacifica (114.500 toneladas e capacidade para 3.780 passageiros) e em janeiro de 2010 pelo Costa Deliziosa, navio gêmeo do Costa Luminosa. Dois navios gêmeos do Costa Pacifica se juntarão à frota em 2011 e 2012. AIDA Cruzeiros, filiada alemã do Grupo Costa, também contribui para o desenvolvimento da indústria naval européia. O AIDAluna (68.500 toneladas e capacidade para 2.500 passageiros) entrou em atividade março deste ano. Outros três navios, cada um para 2.500 convidados, estão em fase final de construção no Meyer Werft para se juntarem à frota em 2010, 2011 e 2012, num investimento total de mais de 1,1 bilhão de euros.

A Costa Cruzeiros encomendou um estudo à MIP, Milan Polytechnic School of Management, que mostra os benefícios de sua atividade na Itália. De acordo com os resultados iniciais, a marca Costa Cruzeiros, sozinha gerou um total de 1,1 bilhões de euros em negócios em todo mundo gerados pelas escalas portuárias dos navios da Costa, movimento de passageiros para os aeroportos e a partir deles, despesas gerais, transporte, taxas e impostos e investimentos em novos navios. Estimativas iniciais mostram que as regiões mais beneficiadas pela atividade foram Liguria, Lombardy, Latium e Sicília.

A liderança da Costa Cruzeiros também é confirmada pelas estatísticas dos principais portos do Mediterrâneo. De acordo com o relatório da ECC, o top 6 dos portos de cruzeiros europeus foram Barcelona (2 milhões de passageiros), Civitavecchia (1,8 milhão), Nápoles (1,2 milhão), Veneza (1,2 milhão, Palma de Mallorca (1,1 milhão) e Savona (772 mil). Os navios da Costa transportaram cerca de 30% dos passageiros destes seis portos mediterrâneos, com 2,1 de cruzeiristas (embarcando, desembarcando ou em trânsito) no último ano.

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